segunda-feira, 1 de junho de 2009

A PROCURA DE FILOSOFIA JUDAICA NA ANTIGUIDADE

SÁBIOS OU FILÓSOFOS DA PALESTINA 

ANTIGUIDADE 

Séculos I e II e. c.

INTRODUÇÃO

            Os sábios palestinos da antiguidade que apresentam uma preocupação filosófica se situam dentro do período mixnaico (de 70 a 200 d. c.). A tradição oral em torno da Torá passa a ser discutido e nasce a literatura rabínica. Surgem em oposição ao sistema corrompido do templo durante a ocupação romana. A liderança rabínica é subdividida em eras: Hillel e Shammai representam a tradição entre o período zugot e o período tanaíta.

            O método de estudo dos sábios era o debate e a comparação de opiniões. Esses pensadores não discutem temas exatamente filosóficos, mas sua cosmovisão inclui questões religiosas e éticas. 

HILLEL

            Hilel, o ancião, (c. 60 a.C. - c. 9) é o nome de um conhecido líder religioso judeu, que viveu durante o reinado de Herodes, o Grande na época do Segundo Templo. Estudioso respeitado em seu tempo, Hilel é associado a diversos ensinamentos da Mishná e do Talmud, tendo fundado uma escola para ensino de mestres no judaísmo.

            Ele é popularmente conhecido como o autor de duas frases: "Se eu não sou por mim mesmo, que será de mim? E quando eu sou por mim, que sou eu? E se não for agora, quando?" e a expressão da ética da reciprocidade, ou "regra de ouro": "Aquilo que é odioso para ti, não faças aos seus concidadãos. Essa é toda a Torah, o resto é a explicação; ir e aprender."

SHAMMAI

            Shammai (50 a 30 d.c.) foi um estudioso judeu e figura importante da literatura rabínica. Fundou a Escola de Shammai. Como presidente do sinédrio, reforçou a identidade judaica, insistindo sobre a separação rigorosa entre os gentios e judeus, uma abordagem que foi considerada como divisora e misantrópica pelos opositores da Shammai. O seu temperamento irascível parece ter contribuído pela preferência na tradição de seu oponente Hillel.

            Seu lema era: "Faça o estudo da Torá sua principal ocupação; falar pouco, mas muito realizar e receber cada homem com um semblante amigável".

GAMALIEL

            Gamaliel, o Ancião (ou rabino Gamaliel I, foi o neto do grande educador judeu Hillel, o Ancião. Líder dentre as autoridades do Sanhedrin ou Sinédrio no meio do século I, reconhecido mestre e Doutor da Lei (Torah). Morreu vinte anos antes da destruição do Segundo Templo em Jerusalém.

AKIBA BEN YOSEF

            Akiba Ben Yosef (50 a 135) foi um judeu do período tanaíta da 3ª geração. Destacou-se como um grande contribuidor da Mishná. Foi um sistematizador da tradição oral sobre a Torá.. Akiba teve vários discípulos que se destacaram como o rabino Meir, Judá ben Ilai, Simeon ben Yohai, Jose ben Halafta, Eleazar ben Shammai, Neemias. Além destes, os quais atingiram grande notoriedade, Akiba, sem dúvida, tinha muitos discípulos, cujos nomes não foram proferidos.

            Ele reconhece como o principal e maior princípio do judaísmo o mandamento "Tu deveis amar teu próximo como a ti mesmo". Vi a justiça como um atributo de Deus, portanto, dever máximo do homem.

ESCOLA DE HILLEL

            Uma escola de estudos rabínicos fundado por Hillel. É conhecida pelas disputas travadas contra os seguidores da Escola de Shamai. As questões envolviam assuntos da Lei judaica. Esta academia era a maioria e estudar a defesa de seus oponentes. Registram-se três conflitos entre as escolas. A tradição escrita das disputas encontra-se no Talmud. O período é visto como possuidor de duas torás.

ESCOLA DE SHAMMAI

            Foi uma escola de pensamento judaico fundado por Shammai. As escolas disputavam, mas se relacionavam bem. O Talmud as acolhe com moderação e respeito.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

            A partir do trabalho desses sábios nasce a sistematização do estudo rabínica e a escrita da interpretação e dos comentários sobre a Torá. Esta literatura está condensada no Talmude.

 

0 comentários: