segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Silêncio e a Solidariedade

Duas lições de Maria de Nazaré

vamos aprender com elas duas lições: O silêncio e a solidariedade. Essas duas virtudes estão tão raras no mundo de hoje. O Novo Testamento diz que Maria em silêncio guardava tudo no seu coração. Silêncio não quer dizer ficar apático, mas é uma atitude de sabedoria.

É preciso guardar muitas coisas, e refletir sobre elas, antes de dizer. A responsabilidade sobre a palavra gera vida. Quando se afirma demais, se perde nas palavras. Muitas pessoas hoje se afogam no ruído do mundo. A Palavra tem a hora certa, a pessoa certa e o lugar certo. E não temos respostas para tudo, muita coisa precisa somente de reverência e não de explicações.

O Novo Testamento também afirma que Maria foi às pressas servir sua prima. A solidariedade não é feita com o que nos sobra, mas a partir do que temos. Mesmo que os nossos bens e nosso tempo sejam escassos sempre há algo para ser doado. Hoje com a correria do mundo moderno, as pessoas programam a solidariedade para o Natal, para quando se aposentarem, para quando sobrar tempo ou dinheiro.

O hábito do falatório e do individualismo tem nos impedido de sermos mais humanos. Assim, a solidariedade inteligente e o silêncio sábio precisam encontras espaço em nossas vidas. As pessoas e a natureza como um todo precisam cada vez da consciência de unidade. Essa é a grande lição da jovem de Nazaré!

2 comentários:

IPANEMA MG disse...

Muito bom. Estou precisando aprender com “elas”.

IPANEMA MG disse...

Ou melhor,aprender com ELES.