segunda-feira, 27 de abril de 2009

O FANTASMA DA FELICIDADE


J. Aristides da Silva Gamito

 

A busca pela felicidade já se torna a obsessão de nossa época. Existe uma infinidade de propostas de como alcançá-la. Muitos profissionais se ocupam e lucram com a venda de livros e DVDs que prometem uma felicidade pronta entrega. Antes de tudo, as pessoas não examinam, de fato, qual é a felicidade e se esse conceito é relativo ou não. Os gregos antigos se preocuparam em definir o que era essa busca. Atualmente ninguém quer saber os seus fundamentos, quer encontrá-la a todo custo.

Muitas pessoas se decepcionam por considerarem que a felicidade é uma questão de almejar. E acabam se tornando ansiosas e frustradas por não encontram tal estado de espírito que a receita dizia. A famosa Lei da Atração, tal em voga hoje, é um dessas ilusórias busca de felicidade. O desejo do homem não tornará o seu mundo fantástico, errôneo em realização.

A felicidade como se define por aí é um engano, não corresponde à realidade. A vida é gratuita, não feita de concessões. Não basta praticar tal técnica para alcançar a felicidade. O único modo que sobra para se definir a felicidade é o de ser simplesmente uma maturidade interior que aceite e ame a transitoriedade da existência. E aceita que ninguém encontrará o paraíso, pois a vida é constituída da graça e tragédia. Querer renunciar esses predicativos vale a renunciar a vida no que ela tem de mais cru e concreto.

Os defensores de “O Segredo” afirmam que quanto mais deseja algo, mais real ele se torna. Eu diria que muitos se afundam na depressão e no pessimismo por causa disso. Quanto mais se move em direção de um desejo, mais se distancia de seu eu real e ao mesmo tempo o objeto do desejo se distancia em relação a ele, e por conseqüência, se afasta de quem o quer. Desejar não pode constituir um êxodo de si para um eu volitivo. Talvez o grande segredo da felicidade, que não é um segredo, por ser tão notório, não se concretize por causa do eu fantástico que perseguimos.

A felicidade possível não cabe numa fórmula por estar entregue à gratuidade da vida. E esta é uma soma de possibilidades, de esforço e de desejo. O resultado é o mais surpreendente possível. O conselho é desejar, mas amar todo o resultado que vier. Isso é felicidade, o resto é um refúgio que confia que a vida é negociação, é mercantil!


A felicidade não está no prazer de tomar Coca-cola, mas no fundamento último de poder ter prazer de realizar isso. Quem se estaciona na primeira fórmula finge ser feliz.

domingo, 26 de abril de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA (1990)


Síntese das Principais Mudanças


O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y.

Não se usa mais o trema (), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.

Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).

Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.

Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).

Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.

 

Atenção:

• Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3 pessoa do singular.

Pode é a forma do presente do indicativo, na 3 pessoa do singular.

• Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição.

Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.

• Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, con-

vir, intervir, advir etc.).

• É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?

Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.

Regra básica

Sempre se usa o hífen diante de h:

anti-higiênico, super-homem.

Outros casos

. Prefixo terminado em vogal:

• Sem hífen diante de vogal diferente:

autoescola, antiaéreo.

• Sem hífen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo.

• Sem hífen diante de r e s. Dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom.

• Com hífen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas.

. Prefixo terminado em consoante:

• Com hífen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecário.

• Sem hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico.

• Sem hífen diante de vogal: interestadual, superinteressante.

Observações

. Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r sub-região, sub-raça etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hífen: subumano, subumanidade.

. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc.

. O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc.

. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen: vice-rei, vice-almirante etc.

. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista etc.

. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen:ex-aluno, sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-graduação, pré-vestibular,

pró-europeu.

sábado, 25 de abril de 2009

ORIENTAÇÃO PARA EDUCADORES

Programas básicos de um PC para produção de recursos didáticos


INTRODUÇÃO


Com este conjunto de programas um professor pode criar os seguintes recursos: Textos simples e com design de jornal, revista, calendário, fôlder, certificado e boletim escolar; fotos e desenhos para atividades e apostilas; controle de notas e ficha de cada aluno; videoclipes para DVDs e datashow; criação de CDs com narrativas e pequenos filmes; palavras cruzadas, caça-palavras, provas. As ferramentas gráficas deixam o material didático com cara de profissional. Portanto, são três grupos: aplicativos gerais de edição (1), aplicativos de rotina escolar (2) e programas didáticos das ciências em geral.

GRUPO 1:

TEXTOS: Word 2007 (editor de textos), Adobe Reader (protege e edita docs em formato de livro)

DADOS: Excel (controla dados e efetua operações), Power Point (apresentação de textos em forma de tópicos , imagens)

DESIGN: Corel Draw X3 ou PrinterMaster (edita o design de impressos em geral. Exige conhecimento especializado).

FOTOS: Corel Snapfire (melhora e corrige fotos para edição posterior).

DESENHOS: Paint Brush ou Pencil 0.4 (os dois servem para desenhar a modo manual).

IMAGENS: Windows Movie Maker (edição de eslaides e filmes).

SONS: Audacity (grava mensagens e exporta para uso no Windows Movie Maker).

ANIMAÇÕES: Adobe Flash CS3 (criação avançada de animações. Exige conhecimento especializado).

GRAVAÇÕES: Nero (gravador para transformar os trabalhos em DVD ou CD de áudio).

 

GRUPO 2:

CONTROLE DE CLASSE: Teachers Report Assistant 3.0, SIAC-Termens 2000

AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PESSOAL: TestGIP Alumno 1.0.7

ELABORAÇÃO DE PROVAS: Tester 2.0

ATIVIDADES DE MÚLTIPLA ESCOLHA: Multiple Choice Quiz Maker 2.7.0

ATIVIDADES DE QUESTIONÁRIOS: Easy Quiz 3.1

PALAVRAS CRUZADAS E CAÇA-PALAVRAS: Crossword Forge.

CONTROLE DE NOTAS: tPilot 1.40

CRIAÇÃO DE HORÁRIOS: Schedule24 Standard3.7.0


 Programas educativos

LÍNGUA E LITERATURA:

MiniSebran

Contém exercícios com alfabeto e números ideal para alfabetização.

Puzzle generator

Criador de jogos e atividades para sala de aula.


LÍNGUA INGLESA: 

Pronounce 1.1

Pronuncia palavras em inglês.

Selingua

É um programa para treinar vocabulário que permite construir dicionários com 2000 palavras. Entre outras línguas, há o Inglês Americano e britânico.

Language Reader

Um software que pronuncia palavras e textos em inglês e outros idiomas.

DSpeech

Um pronunciador de palavras e textos em inglês.

Talking Dictionary 8.0.0

Dicionário de Inglês.

Before You Know It Inglês americano Lite 3.5

Ensina inglês e possibilita ampliar o vocabulário.

MATEMÁTICA:


Math Homework Maker
 1.0

É um programa que pode resolver todas as suas tarefas de matemática.

Calculator Prompter 2.51

É uma calculadora de expressão matemática.

ESBUnitConv 5.2

Conversor de unidades e medidas para temperatura, distância, massa, área, volume, pressão, velocidade, aceleração, força, energia, fluxo, ângulos e tempo.

Math Studio 2.6

Ferramenta de matemática para estudantes e professores do Ensino Médio.

Quick Conversion 8.1

Converte facilmente unidades de comprimentos, pesos e capacidade.

DeadLine 2.36

Resolve equações gráficas e numéricas.

Percent 4.7

Calcula a porcentagem de qualquer número.

 

Calcul

Um programa para o Ensino Fundamental para praticar cálculos e frações.

GeoGebra 2.7.1.0

Para estudar álgebra e geometria.

Speed Crunch 0.9

Calculadora científica de alta precisão.

Tiro Parabólico 1.3

Auxilia na realização de cálculos e estudos de parábolas.


CIÊNCIAS:

Exploring the Sun 2.2

Ferramenta para explorar o sol de forma multidisciplinar usando tecnologia da NASA.

Solve Elec

Você pode desenhar e analisar circuitos elétricos funcionando em corrente direta, obter fórmulas e valores para intensidade de corrente e voltagens definidas no circuito e verificar equações relativas.

Microsoft Worldwide Telescope

Um aplicativo que permite viajar pelo espaço e visualizar planetas e estrelas.

Alice Law 5.2

Aprender Relatividade Especial e Relatividade Geral.

Temperature Conversion Solution 1.01

Conversor de temperaturas, converte Fahrenheit e Celsius.

Vitamin Test 1.1

Teste em você mesmo e descubra se sua saúde está bem cuidada.

Body Mass Index Calculator 1.1

Uma ferramenta para calcular índice de massa corporal.

Universal Heart Rate Calculator v.1.0

Este programa calcula seu batimento cardíaco usando fórmulas clássicas.

Halo

Um programa para simular vários fenômenos atmosféricos.

 

QUÍMICA

 

Química Analítica 35.6

Programa para cálculos usando fórmulas da química.

BKChem 0.12.3

Programa para desenhar e editar fórmulas químicas.

Periodic Table 2.38

Informação vasta sobre os elementos da Tabela Periódica moderna.

Chemical Calculator 1.0.1.0

Calcula fatores de conversão entre compostos. Encontra quantidade de compostos em misturas.

 

FÍSICA

Phet 1.0

Para entender física através de simuladores.

Phun Beta 412

Aprender física através de desenhos.

Jhksoft Electricity Lab 1.0

É um simulador de laboratório de eletricidade.

CV-Especialista 2.02

Um programa que efetua cálculos de quantidades relativas a eletricidade.

 

BIOLOGIA

 

AIDA diabetes software simulator program 4.3a

Um simulador de diabetes que modela a ação da insulina e da gliocose.

 

3D Solar System: The Planets Explorer 3.7

Permite explorar o Sistema Solar em 3D e 20 planetas.

Solar System 3D Simulator 3.0

Um simulador 3D do Sistema Solar.

3D Angles 201

Permite estudar as estruturas tridimensionais das moléculas.

 

Esqueleto 3D 2.0

Estuda anatomia com um esqueleto em 3D.

 

HISTÓRIA:

 

Atlas of World History - Map Animation 

É um software com animação de mapas, uma maneira interessante de visualizar a história. Mostra os continentes se transformando através das eras.

Centennia - Napoleonic Edition 

É um atlas animado que mostra a Revolução Francesa e o Período Napoleônico.

Cartuchos 1.0

Informações sobre a civilização egípcia.

 

GEOGRAFIA:

Google Earth
Google Earth é um software que mostra imagens de satélite do planeta inteiro.

Celestia
Celestia é um simulação em tempo real que permite uma experiência tridimensional do universe.

Stellarium
Stellarium é uma fonte aberta de planetas. Ele mostra o céu realista em 3D, como se você o visse a olho nu, binóculos ou telescópio.

Seterra Geography Tutor
Um pacote de ensino de geografia. Cobre todas as partes do mundo. Inclui exercícios e em vários idiomas.

Earthquake 3D

Visualizador do planeta Terra em 3D.

Global Weather 3D 1.5

Observa o estado do tempo em todo o planeta.

WinStar 2077 R1

Um planetário que permite observar o sistema solar em 3D.

Actual Moon 3D 1.5

Permite observar a lua em tempo real.


EDUCAÇÃO RELIGIOSA:


Animated Books of the Bible
 1.0

Aprender os livros da Bíblia e obter prêmios animados.

Qur'an Viewer (Koran) 2.913

Software multilíngue do Corão.

ARTES:

Scratch.mit.edu
É uma programação de ambientes para iniciantes, onde crianças podem criar suas histórias, animações, jogos e música.

Google Sketch Up 6
É um programa de modelagem tridimensional com poucas ferramentas você desenhar e dar aos objetos aparência de real.

Paint DotNet
É um programa análogo ao famoso Photoshop, com ele você pode manipular fotos ou criar arte digital.

Kea Coloring Book

Este programa indicado para crianças tem a função de colorir e misturar cores.


UTILIDADES TRANSDISCIPLINARES:

1st Class GradeBook 9.0g

Ferramenta que permite ao professor o registro e controle de seus alunos e pode supervisionar todas as tarefas realizadas com eles.

Teachers Report Assistant 3.0

Ferramenta para controle de dados de uma classe, útil para professores.

TestGIP Alumno 1.0.7

Indicado para avaliar o desempenho de alunos de uma classe.

SIAC-Termens 2000

A ferramenta permite organizar informações de aspecto social, pessoal e acadêmica dos alunos de uma classe.

TestGIP Notas 1.0.7

Ferramenta para avaliar resultados de provas com variados recursos.

Professor"s Class 1.0

Ferramanta para organizar e controlar dados e notas dos alunos.

Centros de formación 1.1

Objetivo do programa centros de formação: Gestão administrativa de um centro de formação, controle de gastos y recibos, alunos, notas, faltas, professores, estatísticas muito completas, para a gestão global do centro.

phpGesCen 20050629

Destinado a gestão escolar.

ReciCole 6.0

Destinado a gestão escolar.

Tester 2.0

Um gerador de provas para uso de professores.

EdiLim 3.0.1

Programa para criar materiais educativos.

Aspire Q & A

Software criador de questões e atividades didáticas.

Schedule24 Standard3.7.0

Tudo que você precisa para criar, manusear horários com até 25 empregos.

Multiple Choice Quiz Maker 2.7.0

Destinado a criar provas de múltiplas escolhas.

tPilot 1.40

tPilot é un programa compacto que ajudará a gerir o trabalho com alunos através de três aplicações: tMaker, para elaborar provas; tTester, para aplicar as provas; e tAdmin, para dar seguimento aos alunos e colocar os resultados em Word, Excel ou HTML.

Easy Quiz 3.1

Ferramenta para criar questionários.

Exam Software 2.3

Programa para a criação de provas de diversas formas.

CRÍTICA SOBRE A IDEIA DE PROVIDÊNCIA


A imagem humana de Deus versus a imagem divina do homem

J. Aristides da Silva Gamito

O seguinte fato é uma experiência pessoal que me levou a refletir sobre a imagem de Deus que as pessoas ainda têm. Dia 1º de setembro, minha esposa Joana Regina Gamito Silva teve um aborto espontâneo. Meu primeiro filho, ainda um embrião, não resistiu a uma hemorragia intra-uterina. Durante aquela semana, todas as pessoas que nos visitavam ou com as quais eu me deparava na rua, querendo nos consolar, justificavam o fato.

Então, observando e classificando a explicação de cada uma, resolvi refletir sobre a experiência. Fui ouvindo as pessoas e anotando numa folha e no decurso de 15 dias, das pessoas que nos deram uma palavra de consolo, 95% disseram que era a vontade de Deus. Elas associaram um fato espontâneo, sem causas constatadas por médicos, com significado trágico, a uma determinação divina.

A imagem de Deus que uma pessoa tem, interfere diretamente na sua visão de mundo. Muitas pessoas de fé confundem a sublimidade divina com uma arbitrariedade ou tirania de Deus sobre a vida dos seres humanos. Estabelece-se, então, uma relação moral no contato humano-divino. Neste processo, o homem (servo) se torna marionete e Deus (senhor) ganha uma carga moral. Tal visão parece proceder de uma incapacidade de assimilação da imagem de Deus dos evangelhos. Os adeptos do pentecostalismo tendem a incompatibilizar o Deus do Antigo Testamento com o Deus do Novo Testamento. A saída seria reaprender a ler os livros sagrados.

Porém, mais do que debater a participação de Deus na vida terrestre, seria descobrir novas atitudes diante das tragédias.  Por exemplo, abrir-se à visão de Deus como pura gratuidade, a-moralidade. Diante das tragédias evitáveis devemos ter a disposição de assumir nossa irresponsabilidade. E diante nas inevitáveis, fazer silêncio, não racionalizar. Talvez estes 95% precisem desenvolver uma atitude sapiencial diante dos fatos. E aprenderem a não tomar o nome de Deus (a pessoa) em vão! Este mandamento precisa ser revisitado pelos cristãos de hoje.

Vivemos uma época de muitos ruídos e pouca comunicação. A tarefa dos crentes do século presente talvez seja aprender a se calar, pois viciaram no abuso das palavras. O segredo da vida está além das palavras. A sabedoria está em se contentar com os fatos sem respostas. O silêncio e a suspensão de juízo nos amadurecem muito mais para o mistério. Para que um dia a fé que temos não leve mais a confundir a imagem que temos de Deus com a imagem que Deus tem de nós.



A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER



José Aristides da Silva Gamito

Toda ação do homem deve torná-lo mais aquilo que ele é: humano. Ler é uma dessas.


1.      O que é ler?

O sentido original do verbo ler é “ajuntar, reunir, colher, recolher, apanhar”. Os antigos romanos usavam o verbo neste sentido (lat. lego). Ler continha em si sete significados: 1) colher; 2) percorrer; 3) navegar; 4) tomar; 5) surpreender; 6) escolher; 7) ler. Portanto, a leitura é uma colheita que se faz através da visão da história de uma pessoa. Sabemos o que ela pensou, sentiu, onde vivia e quando vivia. Seja no passado (Era uma vez...), presente (Marcos é motorista) ou no futuro (A feira cultural será no dia...). Através da leitura viajamos, adquirimos idéias novas, nos surpreendemos, escolhemos novos caminhos. Enfim, o verbo contém todas aquelas acepções usadas em latim.

A leitura é a arte da tecelagem. Ler é desfiar tecidos, uma aventura que nos leva a desvendar como eram ou são compostos tantos mundos de homens. O resultado é sempre a aprendizagem de como se constrói o homem.

A leitura é sem dúvida um trabalho de coleta de experiências. O texto (do lat. textum) é um tecido de experiências que alguém faz do mundo. Texto é um tecido de: pensamentos, sensações vividas por alguém num espaço e num tempo. As etimologias de légere e de textum sustentam uma idéia profunda do que são leitura e texto.

 

2.      Fontes de leitura

São fontes de leitura: livros, revistas, jornais, panfletos, músicas e filmes. Todos estes meios de comunicação contêm textos: símbolos, sinais, imagens, sons, emoções e movimentos gravados. A pós-modernidade ampliou muito as noções de leitura e texto. Ler não é só decifrar e entender a escrita. Ler é interpretar toda forma organizada e sistematizada de comunicação. O processo educativo convencional ainda não se despertou completamente para a leitura dos textos audiovisuais que povoam o nosso cotidiano. O texto multimediático é, na verdade, uma reunião do pré-hisórico e do pós-moderno: as pinturas das cavernas (o embrião da escrita) retornam de forma sofisticada para dar leveza ao texto alfabético. A educação para a leitura inclui uma habilitação para interpretar esses meios.

3.      Educar-se para a leitura

Para muitos ler é ato doloroso. Não podemos nos esquecer que a leitura é uma questão de hábito. É preciso educar-se para esta prática para que se torne prazerosa. Uma educação lenta que deve começar desde cedo para se tornar agradável e útil. O importante é ler tudo, desde o útil ao agradável. O estudante que ainda está em fase de alfabetização não pode deixar de escapar placas, propagandas, bulas de medicamentos, manuais de aparelhos, rótulos de produtos. Ler sacia a nossa imaginação, nossa sede de contato com o diferente e amplia nossa noção de mundo pondo-nos em contato com as aquisições passadas e presentes da sociedade.

Na pós-modernidade, a leitura é mais suave por causa dos textos multimediáticos. Há uma ampla utilização deles na educação atual. Duas questões têm de ser integradas: educar-se para a multimédia sem se esquecer do livro em seu modelo clássico.