sábado, 31 de dezembro de 2011

Um poema pra começar 2012:


AUT VIAM INVENIAM AUT FACIAM

José Aristides da Silva Gamito


Pra seguir pelo caminho que escolhi,
Muitas coisas deixei pra trás,
Muitas pessoas não pude trazer,
Talvez umas delas seja você,
Mas não é por querer selecionar,
Mas a gente aprende um dia
Que existem encruzilhadas na vida
E chega um momento que nem todos
Podem seguir pela mesma estrada.

Assim se separam amores e amizades,
A gente opta por novas ideias,
E mesmo por novas verdades,
Isso não é falta de personalidade,
É o curso da vida e seu constante devir.

“Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio”,
Dizia já o antigo filósofo.
É tão contentador quando há reencontros
Como é desolador admitir que alguns não voltam mais,
Viver é isso, é aprender a encarar despedidas,
É agradecer pelos encontros e reencontros.

No fim do fim, por trás do véu da morte,
Esperamos ainda um último reencontro,
Reencontrar e refazer aquilo que passamos
A vida inteira tentando completar e não fizemos.
Como a esperança é dona de si, dá-se a quem quiser,
Façamos hoje o que amanhã possa ser motivo de prantos.
Eis o desafio: Seguir pelo caminho que escolhes!


Conceição de Ipanema, 30/12/2011

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O latim está vivo


O USO CONTEMPORÂNEO DA LÍNGUA LATINA


Para as pessoas como eu que gostam da língua latina, indico duas bandas que fazem uso desta língua em suas letras: E Nomine e a banda que produziu o CD Lapis Qui Volvitur do produtor Paulo Roberto David de Araújo. Geralmente, esses músicos usam trechos clássicos de latim e nem sempre letras originais. Porém, servem de referências para iniciantes na língua.
Isso prova mais uma vez que o latim não está esquecido. É usado nas publicações oficiais do Vaticano, na liturgia de rito romano e além de ser cultivado por inúmeras associações de latinistas. Quem desejar conhecer os dois projetos, acesse: E Nomine, Rock in Latin.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

2012:


 
O VALOR DO TEMPO: MAIS UM ANO, MAIS UMA OPORTUNIDADE

Na maior parte do tempo, estamos inconscientes de nossas ações, não prestamos muita atenção no que fazemos. Por isso, temos o costume de fazer revisões no fim do ano e promessas para um novo ano. Se pensarmos bem, cada novo ano é uma nova e rara oportunidade para nos aperfeiçoar. A vida é tão breve, o sonho é perecível. Não nos resta nada mais a não ser percorrer o caminho observando cada passo. É vivendo bem o instante é que aproveitamos a vida. Que em 2012 sejamos mais felizes! Um feliz ano novo a todos os visitantes deste blog!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Reflexões morais:

 

É IMPORTANTE SABER CONVIVER COM O IMPOSSÍVEL

José Aristides da Silva Gamito



Constantemente nós ouvimos dos discursos religiosos e de auto-ajuda que “tudo é possível”. Tais discursos se configuram como “auto-enganos”, pois a vida é constituída de possibilidades e de impossibilidades. Nem sempre é fácil discernir os limites da possibilidade. Existe o impossível! O homem é limitado diante das forças incomensuráveis da natureza. Mas como então conviver com situações impossíveis?
Na vida é necessário ter em mente que devemos mudar o que pode ser mudado e nos adaptar ao que não pode ser mudado. Pois muita gente sofre pressionada pelos discursos de auto-ajuda. Elas experimentam mudar certas situações e se frustram. Elas se perdem no idealismo e não enxergam a complexidade da vida. A minha ação não é isolada, eu dependo de fatores externos. A interioridade precisa ser suficiente forte para provocar mudanças na exterioridade. Nem tudo que quero, logo consigo.
Presenciamos uma geração muito melindrosa. Principalmente, os mais jovens. Eles têm sido educados sem noção de limites, de impossibilidades. A educação precisa considerar que há impossibilidades na vida sejam morais ou físicas, relativas ou absolutas. Com impossibilidades relativas designo aquelas ações que posso realizar mas não me convêm moralmente. Já impossibilidades absolutas são aquelas limitações impostas pela natureza e que preciso aprender a conviver com elas. Sem essa consciência, abrimos caminho para a frustração, para a depressão.
É preciso até mesmo dizer às pessoas de fé que há impossibilidades. A fé promete o impossível! Então, é preciso saber identificar essas situações. Porque muita gente espera que a natureza dê saltos, que ela se curve à vontade humana. Não podemos arremessar o potencial humano de transformação, de superação num emaranhado de ilusões.
Por outro lado, a gente deve alertar que tomar a consciência da impossibilidade não significa gerar um discurso comodista. Há pessoas pessimistas e acomodadas que dizem: “Isso é assim mesmo! Não tem jeito.” Esse seria o extremo negativo do que estamos comentando aqui. Portanto, é ilusório embarcar num discurso de que tudo é possível ilimitadamente assim como o é achar que a vida é assim e tem de aceitar tudo que nos é imposto. A busca do equilíbrio sempre faz bem nessas situações. Por fim, consideremos que a vida tem sempre dois lados ou mais. Discursos monotéticos conduzem a erros absurdos que levam pessoas à infelicidade.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cultura:


 
A EXCELÊNCIA DA CULTURA JUDAICA E A INVEJA HISTÓRICA MANIFESTADA POR OUTROS POVOS

Sem dúvida, a cultura judaica é uma das mais excelentes das culturas milenares. Os grandes cientistas e intelectuais da história eram judeus. Os três homens mais influentes da história eram judeus: Jesus, Marx e Freud. Jesus influenciou o comportamento de milhares de pessoas com sua moral, Marx pôs em movimento uma revolução política, Freud descobriu a dimensão inconsciente da mente humana. Assim, centenas de outras personalidades de influência são judias.
O que é mais irônico é que os cristãos antissemitas eram seguidores de um judeu, Jesus. Durante a Inquisição, os judeus eram acusados de deicidas, mas no fundo a causa do antissemitismo parece ser uma inveja que os outros povos sempre tiveram dos judeus. A educação judaica prima pela tradição, pelo método e pela erudição. Como resultado dessa educação, temos homens e mulheres empreendedores, determinados e cultos. Essa excelência da cultura judaica parece causar inveja na sociedade.
Desde a Inquisição até o Holocausto milhões de judeus foram mortos. Simplesmente vítimas de uma intolerância político-religiosa. Nenhum outro povoado foi perseguido assim na história. O cristianismo, em grande parte, foi o responsável por gerar a ideologia do antissemitismo. O que é revoltante é ver que depois do inferno do nazismo ainda existem jovens de mentes doentias que se afirmam “neo-nazistas”.
Para finalizar segue uma listas pessoas que revolucionaram que eram judeus fato que prova a excelência da educação e da cultura judaica: Jesus de Nazaré, Karl Marx, Sigmund Freud, Albert Einstein, Josef Breuer, Ludwig Wittgenstein, Karl Popper, Hannah Arendt, Theodor Adorno, Walter Benjamin, Hans Jonas, Franz Kafka, Viktor Frankl, Noam Chomsky, Hans Krebs, Jacques Derrida,  Claude Lévi-Strauss, Edgar Morin e outros.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Poesia III

OCASIÃO RARA


José Aristides da Silva Gamito

Há gente confundindo euforia de uma tarde
Com amizade de uma vida inteira,
Sei que está raro um amigo de verdade,
Mas nem por isso confundiremos empolgação
Com cumplicidade e entrega até a cruz.

Amizades não nascem assim,
Só paixões resolvem um ano em um dia,
Amor, amizade, todos são morosos,
Mesmo aquilo que é sólido se dissolve no ar,
Imagine as emoções de instante!

Fast food, fast life, não há!
Uma bela paisagem se esculpe
Num milênio de atividade sem parar,
O ser se dá por etapas penosas,
Só o nada se faz num piscar de olhos!

Poesia II

REVISITANDO SONHOS


José Aristides da Silva Gamito

Preciso revisitar um antigo sonho,
Este já povoou a minha tenra juventude
Estimulou-me a pensar numa realizável utopia,
E me deixou repleto de humana atitude.

Quero falar do sonho de Zamenhof
Que também se tornou o meu desejo,
A vontade de ver o mundo rompendo
Barreiras lingüísticas e humanas
Para se tornar uma comunidade global.


Simplesmente Esperanto!