sábado, 21 de janeiro de 2012

Discussão sobre Intolerância Religiosa


DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO: VERDADE E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

José Aristides da Silva Gamito

No dia 21 de janeiro, comemoramos o Dia Mundial da Religião. A data entrou em vigor em 1949 com o objetivo de aproximar as diversas religiões. É importante que cada vez mais surjam iniciativas para apaziguar as divergências entre as religiões.
Não podemos cair no radicalismo de dizer que toda religião é má. Do mesmo modo que não podemos ser ingênuos a ponto de afirmarmos que toda religião é boa. O problema principal não é religião, são as pessoas. Mas os dogmas de uma religião influenciam muito os comportamentos. Há bons comportamentos forjados pela religião? Sim. Porém, temos que admitir que religião é um assunto sério. E quando algo é levado extremamente a sério, mesmo uma ideia que poderia ser boa, mas, por causa do fanatismo, chega a passar por cima das pessoas, estamos diante de um barril de pólvora.
Religião é um fenômeno cultural ambíguo. Ela pretende o bem. Mas instiga a pessoa buscar um bem a todo custo, acima de todas as possibilidades. Então, sem razão e sem senso crítico, a fórmula está pronta para gerar a intolerância. Sejamos crentes ou ateus, temos de ser sempre moderados porque todo zelo em excesso se torna vício. Se nós defendemos demais um ponto de vista como a única verdade, ficamos cegos e nos autorizamos com todas as justificativas a ofender e perseguir o outro que discorda de nós.
Não é fácil discutir este assunto. Em todos os lados, temos de ter cuidado com a pretensão de termos uma única e absoluta verdade. A questão é muito crítica quando se trata de cristianismo porque é uma religião que sustenta seus dogmas em textos antigos. Não temos todas as informações para decidirmos se Jesus e os apóstolos aprovariam este ou aquele dogma. Diante de tantas lacunas, como podemos decidir em nome daquilo que não conhecemos. É preciso prudência sempre, admitir nossas limitações históricas, culturais e respeitar as diferenças!


0 comentários: