quinta-feira, 17 de maio de 2012

Auto-retrato

Minha auto-caricatura.

domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães: Um pouco de reflexão


A IMPORTÂNCIA DA MÃE NA ARTE DA HUMANIZAÇÃO DO HOMEM


José Aristides da Silva Gamito*

"Feliz Dias das Mães" na língua tupi.
Dentre todos os animais o ser humano ao nascer é o mais fraco. Ele precisa ser cercado de cuidados para aprender a se alimentar, caminhar, se defender. Para que tudo isso seja possível surge uma figura de suma importância: A mãe. Por isso, todos nós temos um apreço especial pelas mães. A mãe nos dá a vida e nos treina para que nos tornemos seres humanos.
O animal homem se torna humano através do cuidado e da educação que recebe de sua família. Os pais são responsáveis por este processo, mas sem dúvida a mãe tem um peso maior. A ligação entre filho e mãe é muito forte naturalmente e culturalmente.
Na história, percebemos a força que a maternidade tem ao constatarmos a existência de religiões que adoram deusas mães. A figura de deus como mãe é mais atraente do que pai. Nos monoteísmos, isso não aconteceu porque são tradições patriarcais. Mas percebemos esta necessidade de uma grande mãe na figura de Maria, por exemplo, no catolicismo. Mesmo as tradições cristãs que não têm um apreço por Maria, compensam o fato de outra forma: Dando mais ternura à figura de Deus.
Sigmund Freud mostrou profundidade desta relação entre mãe e filho através da descrição do complexo de Édipo. Na verdade, há uma intensa busca de proteção da mãe que chega até ser contraditória. Toda esta exaltação da figura materna está presente na literatura, na arte, nas religiões, na psicologia. Portanto, as relações entre mãe e filho são fundamentais para a formação do ser humano de modo afetivo e moral.
Além da poesia, cabe-nos no campo moral o respeito à maternidade. Em uma sociedade veloz e em constante mudança, as relações humanas se esfriam. É preciso redescobrir a importância dos laços familiares, da afetividade e do papel dos genitores como autoridade. Este enfraquecimento dos papéis sociais dentro da família contribuiu muito para indisciplina dos jovens.  Voltemos a valorizar e respeitar nossos pais!

*Bacharel e licenciado em filosofia e especialista em Docência do Ensino Básico e do Superior.