segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ciência & Religião ou Ciência X Religião?


 
BÓSON DE HIGGS: QUAL A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO?

José Aristides da Silva Gamito*

No início deste mês, julho de 2012, foi anunciado um importante passo da ciência: A descoberta de uma partícula que pode ser a tão procurada Bóson de Higgs. Esta partícula também chamada de “partícula de Deus” possui a propriedade de permitir que todas as outras partículas tenham massas diferentes.
Muitas pessoas reagiram negativamente a esta descoberta da ciência. Ainda existe aquela velha dificuldade de aceitar a ciência. Como se a ciência fosse uma concorrente da religião. Muitos se fecham ao esforço da ciência em conhecer a natureza. Muitos religiosos pensam que o conhecimento só da Bíblia basta. Como poderia ter resposta para um problema que nem existia?
A teoria de Higgs é um assunto da física moderna. A Bíblia tem sua redação final no início do século II da era cristã. Naquela época nem se cogitava sobre este assunto.  Definitivamente, a Bíblia não tem resposta para tudo. Ciência é ciência, religião é religião. Não precisa haver rivalidade. Cada área do conhecimento deve delimitar seu papel. A Bíblia não pode ter respostas para perguntas que não eram feitas na época em que foi escrita. Bíblia não é um livro de ciências. E a teoria de Higgs é um assunto complexo para ser simplificado assim!
O germe do fundamentalismo é a consideração do texto bíblico literalmente como palavras de Deus. A Bíblia não é um livro mágico, se quisermos defendê-la sensatamente temos de admitir seus limites. E isso não descaracteriza Deus! Não podemos confundir Deus com Bíblia! A Bíblia tem de ser lida com critérios e sem perder de vista o lugar, a época e a cultura em que foi escrita! Agora Deus é Deus!
A Bíblia não é a boca de Deus. É a boca de homens e mulheres que contaram suas experiências de fé. Se a gente colocar cada palavra da Bíblia na conta de Deus, teremos uma imagem muito obscurecida de Deus e difícil de defender! Deus é Deus! Ele é YHWH, no sentido bíblico. Ou seja, inefável.
Por outro lado, a ciência não tem como objetivo provar a não-existência de Deus. A ciência simplesmente procura entender o funcionamento da natureza. Por que a religião tem de desqualificar tanto a ciência assim? Não podemos ignorar o esforço dos cientistas. Ignorar a contribuição da ciência é voltar à pré-história. É muito precipitada essa mania de achar que todo cientista é ateu. O erro da religião é encerrar uma discussão séria e complexa com poucas palavras ou simplesmente usando a palavra “Deus”.

*Bacharel e licenciado em filosofia e pós-graduado em Docência do Ensino Básico e do Superior