sábado, 26 de dezembro de 2015

Latim



A DIFUSÃO DA LÍNGUA LATINA NA ATUALIDADE

José Aristides da Silva Gamito

            Com a retirada no latim da grade curricular da educação básica em 1961, a maioria absoluta da população escolarizada no Brasil perdeu totalmente o contato com a língua.  Propor hoje o ensino do latim para as gerações mais jovens é um desafio. A primeira pergunta que normalmente aparece é: Onde se fala latim? Se disser que é uma língua morta haverá mais resistência ainda. Mas o latim pode ser considerado uma língua morta?
            Na verdade, o latim não é mais uma língua nacional com falantes nativos que o pratiquem no cotidiano. Porém, temos de considerar que é uma língua atuante e bem difundida, possuindo literatura contemporânea e uso em algumas agremiações e mídias. Além de ser a base de toda a cultura ocidental juntamente com a língua grega.
            O português provém do latim, toda a nossa estrutura lingüística e terminologias são latinas. Estudar o latim é compreender a nossa cultura, a contribuição européia para a formação da identidade nacional. Do mesmo modo que devemos conhecer tupi para aprofundar a nossa base genuinamente brasileira. Assim como não posso deixar de mencionar a contribuição africana com suas línguas e que  são pouco divulgadas.

Uso na Igreja Católica
            Durante muitos séculos o latim foi a língua litúrgica do rito romano. Conservou-se também a tradição de redigir nessa língua todos os documentos oficiais da Igreja. As inscrições nos templos, o canto, as solenidades todas eram realizadas em latim. Por isso, era e continua sendo disciplina obrigatória nos seminários e mosteiros.
            O Concílio Vaticano II liberou as celebrações litúrgicas nas línguas nacionais, mas o latim continua sendo a língua oficial do Vaticano e possui uma academia específica, a Opus Fundatum Latinitas. Esta instituição promove a língua através de publicações, concursos e diversas oportunidades de prática. Dentre suas ações está Certamen Vaticanum, um concurso que premia produções literárias em latim. Para orientar o uso contemporâneo da língua a instituição editou o Lexicon Latinitatis Recentis, um dicionário de neologismos latinos úteis para expressar coisas que não existiam no período clássico romano.
            Em Roma, existe também a Accademia Vivarium Novum fundado pelo latinista Luigi Miraglia que ensina, difunde e usa a língua.

Uso do latim nas ciências naturais e humanas
            A nomenclatura científica é tradicionalmente escrita utilizando palavras latinas ou latinizadas. A compreensão de textos científicos e jurídicos depende de uma noção prévia da língua latina assim como da grega. O meio jurídico se utiliza muito de expressões latinas.

Uso nas mídias atuais
            Na Finlândia, existe a Radiophonia Finnica Generalis que veicula notícias em latim pela rádio Yle.  Na música, encontramos desde as canções tradicionais até versões de músicas atuais, inclusive rap em latim. O coral Tyrtarion gravou muitas adaptações musicais de textos clássicos. O músico Keith Massey criou versões latinas de canções natalinas.
            Na literatura, existem as publicações oficiais do Vaticano, traduções de diversos latinistas pelo mundo afora. As revistas Aduléscens e Iúvenis são duas publicações em latim dirigidas ao público jovem.
            Encontra-se o uso de latim até nas redes sociais, exemplo é o twitter oficial do papa @Pontifex_In. Além do crescente hábito dos estudantes de utilizarem as mídias sociais para aperfeiçoar o conhecimento da língua.

Ensino da língua latina
            No Brasil, além de cursos formais nos seminários e universidade são raros os cursos livres para o público em geral. Mas existem materiais didáticos disponíveis em livrarias e na internet suficientes para aprender a língua. O mais famoso é o curso Latina per se Illustrata que tem como principal atração ser um ensino autointuitivo. O método de Orberg baseia-se na aprendizagem natural da língua. A editora Assimil prima pelo ensino do latim a partir de situações contemporâneas. A grande vantagem de se aprender a língua atualmente é seu ensino inovador como língua viva.

Usuários da língua latina
            Embora, não temos notícia de falantes nativos, mas podemos falar de falantes fluentes da língua como padre Reginald Foster (ex-tradutor oficial do Vaticano), o italiano Lugi Miraglia, o espanhol Álvaro Sanchez-Ostiz. São professores que dominam a língua e se propuserem a oferecer cursos atraentes que ensinassem a língua como viva. Portanto, há muitas motivações para aprender latim sem aquelas metodologias tradicionais e pesadas.

0 comentários: