quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Poder e Misericórida II

VATICANO: EVANGELHO E DISPUTA DE PODER


         O Sínodo dos Bispos que acontece em outubro de 2015 teve de conviver com três situações embaraçosas: A declaração do padre polonês Krszytof Charamsa, a carta dos 13 cardeais e a notícia falsa de que o papa teria um tumor no cérebro.
         Como o sínodo trataria de questões fundamentais sobre a família nos tempos atuais, parece que houve algumas tentativas de intimidação contra o papa Francisco e aqueles bispos que defendem uma acolhida mais misericordiosa aos fiéis católicos.
         O que mais nos impressiona é como alguns ministros da Igreja conseguem conciliar os valores de fraternidade, de gratuidade, de misericórdia, tão caros ao Evangelho com uma disputa de poder tão desleal. Tentar impor ideias ou defender doutrinas faltando com a caridade evangélica é muito contraditório, pouco humano, menos cidadão e nada cristão.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Poder e Misericórdia

AS MANOBRAS DOS CLÉRIGOS CONSERVADORES: O ESCÂNDALO CONTRA A MISERICÓRDIA EVANGÉLICA

Crédito: Corriere della Sera.
Os esforços do papa Francisco e a tarefa do Sínodo dos Bispos de outubro de 2015 que deveriam trazer mudanças significativas para a atuação pastoral da Igreja parecem se perder. Segundo o jornal italiano Corriere della Sera um novo Vatileaks tenta desestabilizar o pontificado de Francisco.
Uma carta reservada ao papa foi publicada nessa segunda-feira, 12 de outubro, pelo vaticanista Sandro Magister. Esse é o ponto de partida que nos faz acreditar que as velhas teorias conspiratórias no Vaticano existem. Na carta, 13 cardeais conservadores questionam as intenções do Sínodo e afirmam que a comunhão dos recasados é inegociável.
Porém, para piorar a carta parece ter sido alterada e a intenção de divulgá-la é passar a imagem de que o Sínodo é guerra de ideologias. Os autores dessas jogadas empobrecem a imagem da Igreja. Ultimamente, o papa tem insistido tanto na misericórdia, mas em torno da cúpula da Igreja se vê são disputas de poder, manobras politiqueiras. Os próprios bispos conservadores se fecham à misericórdia evangélica na tentativa preservar doutrinas equivocadas historicamente.
Toda doutrina por mais que tenha sido difundida há séculos, mas se contraria o espírito do Evangelho precisa ser superada. Mas parece que para muitos clérigos é mais importante preservar a estrutura a todo custo do que se abrir à acolhida do ser humano.