segunda-feira, 27 de junho de 2016

Ciência e Morte



QUANDO CESSA A VIDA, DE FATO?


         A definição de que a morte é o cessar da respiração e da circulação, da atividade cerebral está se tornando algo impreciso. Cientistas têm descoberto processos físicos que continuam depois da morte. Pesquisadores da Universidade de Washington descobriram genes, que codificam proteínas necessárias para a continuação da vida, vivos e agindo até 48 horas após a morte do organismo[1].
         Em artigos publicados este mês no BioRxiv[2][3], uma equipe liderada pelos cientistas Peter Noble e Alex Pozhitkov discutiu sobre o despertar repentino de genes em peixes-zebra (Danio rerio) e ratos (Mus musculus) mortos recentemente. Em organismos vivos, a atividade dos genes é certa; constantemente, as células estão ativas para conservar a vida. Mas em cadáver isso não é esperado.
         Os cientistas observaram 548 genes de peixe-zebra e 515 genes de rato entrando em atividade após a morte dos indivíduos. Eles mediram isso observando o nível de mRNA, dados mensageiros para transformar genes em proteínas nas células. Esse processo ativo continuou até 24 horas após a morte.
         Os genes acordados após a morte geralmente estão associados ao câncer e ao desenvolvimento fetal. Esses últimos cessam suas atividades após o nascimento. O que parece ocorrer é que quando o organismo percebe a morte, inicia-se uma batalha em nível celular para recuperar a vida. Portanto, a morte parece ser um processo que começa antes dela mesma, assim como a vida continua depois da morte em âmbito micro.
         Os mistérios que envolvem a linha tênue entre vida e morte ainda estão longe de serem totalmente desvendados, mas poderemos que a morte não é exatamente o que pensamos. Com isso não estamos falando de imortalidade ou de ressurreição, temas esperados, mas que teremos maior compreensão e surpresas desses fenômenos.
         Há alguns anos sugeri a colegas a estruturação de uma “Filosofia da Morte” justamente para debater o conceito que temos atualmente de morte e revisá-lo. E já anunciava que a morte é um processo que se inicia antes do último suspiro e continua além desse momento até agora oficial para definir o limite da vida.



[1] TAYAG, Yasmin. Newly descovered genes Will makes us rethink what time of death really means. Disponível em: https://www.inverse.com/article/17355-newly-discovered-genes-will-make-us-rethink-what-time-of-death-really-means. Acesso em 27 jun. 2016.
[2] POZHITKOV, Alex et alii. Thanatotranscriptome: genes actively Express after organism death. BioRxiv, 2016. Disponível em: http://biorxiv.org/content/early/2016/06/11/058305.

[3] POZHITKOV, Alex et alii. Accurate Predictions of Postmortem Interval Using Linear Regression Analyses of Gene Meter Expression Data. BioRxiv, 2016. Disponível em: http://biorxiv.org/content/early/2016/06/11/058305. Acesso em 27 jun. 2016.

0 comentários: