sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Prestação de Contas à Comunidade

RELATÓRIO SOBRE A EDUCAÇÃO
 EM CONCEIÇÃO DE IPANEMA –
PERÍODOS 2011 A 2013/2015 A 2016



I - Como anda a educação no município?
01. Segundo o índice FIRJAN de desenvolvimento dos municípios, Conceição de Ipanema tem 8, 279 pontos[1]. Para este sistema de pesquisa municípios que estão acima de 8 pontos são considerados de alto desenvolvimento na educação.
02. Na última edição da Provinha Brasil (2015), nossos alunos avaliados atingiram o nível 5, ou seja, o maior valor esperado. Isso significa que nossos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental tiveram um avanço expressivo na alfabetização.
03. No Sistema Mineiro de Avaliação (SIMAVE), na avaliação do PROEB e do PROALFA mais de 60% se encontram dentro do nível recomendado. E muito mais, temos 15% no avançado.[2]
04. Na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa tivemos 6 alunos classificados. Na Olimpíada Brasileira de Matemática, tivemos 12 alunos, em 2016.

II - O que foi feito pela educação?
01.       Plano de Carreira do Magistério: Pela Lei Municipal 688/2010 foi implantado o Plano de Carreira para valorização dos profissionais da educação e a melhoria dos salários. O salário dos professores no município é o melhor da região e está cumprindo o Piso Nacional.
02.       Plano de Formação Continuada: Oferecemos cursos de formação continuada para os professores desde 2012, inclusive, chegamos a firmar parceria com o Centro Universitário de Caratinga (UNEC) para prestar esses serviços.
03. Programação de Intervenção Pedagógica: De 2013 a 2014, desenvolvemos o PIP com uma equipe de alfabetizadores competentes que auxiliaram aos professores dos anos iniciais na melhoria da alfabetização. Resultado disso, a elevação da nota do ensino fundamental na Provinha Brasil para o nível 5, a maior nota.
04.  Planejamento e Avaliação Semanal do Trabalho do Professor: Com a aprovação da Lei 745/2013, passamos a remunerar as horas que o professor planeja suas atividades de sala de aula, além de estabelecer reuniões semanais para planejar e reavaliar sua prática pedagógica constantemente.
05. Sala de Atendimento Educacional Especializado: Instituímos em 2013 um centro de atendimento para alunos com deficiência e colocamos à disposição um professor treinado para atender nossas crianças especiais. Além de disponibilizar uma van para transportá-los semanalmente. Colocamos à disposição das escolas 01 psicólogo e uma fonoaudióloga para ajudar aos alunos melhorarem sua saúde para ter maior rendimento em sala de aula.
06. Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD): Através da parceria com a Polícia Militar, formamos centenas de crianças e adolescentes para resistirem ao mundo das drogas.
07. Programa “Creche-Colheita”: Criamos o projeto de lei para colocar creche em todos os povoados durante a colheita do café. Não tivemos tempo hábil de implantá-las, porém, ficou aprovada a Lei 796/2016 que possibilitará esse benefício.
08.  Conselhos Escolares: Criamos através do Decreto 2017/2012 os Conselhos Escolares para envolver os pais e os funcionários na discussão sobre os problemas da escola, fomentando uma gestão participativa. Já funcionam em três escolas.
09. Alimentação e Material didático: Colocamos nutricionista para acompanhar a alimentação nas escolas (a merenda é um ponto que ainda tem de melhorar bastante), incentivamos a realização da Semana da Alimentação para educar nossas crianças para uma alimentação saudável. Sempre assistimos os alunos com material didático necessários para seus estudos (cadernos, lápis, borracha, lápis de cor etc).
10. Equipamentos e mobiliários: Compramos mesas e carteiras, quadros escolares, projetores, mesas e armários para os professores, ventiladores, fogões e congeladores.
11. Prédios das escolas: Fizemos reparos necessários nas escolas e uma boa reforma na Escola Municipal Presidente Vargas.

José Aristides da Silva Gamito
Prefeito Willfried Saar




[1] Dentre os 853 municípios mineiros, Conceição de Ipanema ocupa 297º lugar, e dentro ranking nacional o 1469º lugar. Lembrando que existem 5.570 municípios no Brasil. Fonte: http://www.firjan.com.br.
[2] São dados aproximados por causa da complexidade técnica da composição das notas.

0 comentários: