domingo, 10 de abril de 2016

História Regional II



ENSAIO DE RECONSTITUIÇÃO DA BIOGRAFIA 
DE JOSÉ PEDRO DE ALCÂNTARA E 
MANOEL FRANCISCO DE PAULA CUNHA

         Manoel Francisco de Paula Cunha é identificado como um desertor da Guarda Nacional que participou da Revolução Liberal de 1842 que aparece como um dos primeiros desbravadores das terras de Conceição de Ipanema[6].
         Nome semelhante aparece ligado à história de Manhumirim em 1865. Este Manoel Francisco é conhecido como um português desertor da Guerra do Paraguai e que esteve vinculado à fundação de Manhumirim.[7] Ele teria vivido em Iúna (ES) também juntamente com outra típica figura vinculada à história de Conceição de Ipanema, de Ipanema e de Taparuba, José Pedro de Alcântara. Eles seriam originários do Serro. Derrotados na Revolução Liberal tiveram de abandonar suas terras.[8]
         Tem-se notícia de que em 1816 foi construída uma estrada para ligar o Espírito Santo a Minas Gerais. A estrada ficou conhecida por Estrada São Pedro de Alcântara.[9] Com fim do ciclo do ouro, houve uma expansão para o leste de Minas com o propósito de povoamento. A citada Revolução Liberal de 1842 obrigou muitos ex-combatentes a migrarem para a região. Certamente, essas condições trouxeram os primeiros desbravadores da região de Conceição de Ipanema, Ipanema e região.


[1]IBGE:  http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=314400
[2] WIKPÉDIA: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caputira
[3] BRASIL: Coleção de Leis do Império do Brasil - 1872, Página 577 Vol. 2 pt. I (Publicação Original).
[4] http://www.jornaldebolso.com/mun_ipanema.php
[5] https://pt.wikipedia.org/wiki/Concei%C3%A7%C3%A3o_de_Ipanema
[6] https://pt.wikipedia.org/wiki/Concei%C3%A7%C3%A3o_de_Ipanema
[7] http://www.manhumirim.mg.gov.br/Materia_especifica/6532/Historia-de-Manhumirim
[8] http://www.iuna.es.gov.br/pagina/colonizadores.html
[9] http://turhotelitalia.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=59

sábado, 9 de abril de 2016

História Regional



ENSAIO DE RECONSTITUIÇÃO DA BIOGRAFIA DE
 FRANCISCO IGNÁCIO FERNANDES LEÃO

         Francisco Ignácio Fernandes Leão aparece como fundador de várias cidades do leste mineiro. Cabe nos perguntar: Quem foi essa figura?  Em 1860, o governador da Província de Minas Gerais doou terras ao alferes Fernandes Leão. Alferes era a primeira patente de oficial do Exército brasileiro.
         Em Mutum, tem-se notícia de sua chegada a 17 de junho de 1864 e da denominação do local em homenagem a São Manuel[1]. O seu nome está ligado também às origens de Caputira[2].
         O alferes certamente gozava de boa reputação no Império, pois, a 10 de julho de 1870, dom Pedro II concedeu-lhe o direito de navegar o Rio Doce através do decreto 5.007. Dividiu tal concessão com José Torquato Fernandes Leão, provavelmente, um irmão ou parente próximo.[3]
         Fernandes Leão recebeu todas as terras de doação do Imperador por serviços prestados ao Exército[4]. O alferes fundaria uma fazenda no local onde mais tarde formaria o povoado de Conceição do José Pedro[5].
         A presença de Fernandes Leão na história regional se insere no período de ocupação dos sertões do leste, região que compreendia a Zona da Mata e parte do Rio Doce. Essa região começou a ser ocupada na segunda metade do século XVIII e início do século XIX.


[1]IBGE:  http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=314400
[2] WIKPÉDIA: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caputira
[3] BRASIL: Coleção de Leis do Império do Brasil - 1872, Página 577 Vol. 2 pt. I (Publicação Original).
[4] http://www.jornaldebolso.com/mun_ipanema.php
[5] https://pt.wikipedia.org/wiki/Concei%C3%A7%C3%A3o_de_Ipanema