quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Eles têm Trump, Nós temos Bolsonaro:

Resultado de imagem para donald trump drawing
Crédito: Petar Pismestrovic


O QUE O FENÔMENO TRUMP REVELA AOS BRASILEIROS?


A imprevisível eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos revela para nós brasileiros uma transformação na geração de eleitores que não está presente somente lá, mas também aqui no Brasil. Há uma nova maneira de pensar política emergindo por aí e que parece que vai avançar!
A tendência atual é a elite tradicional e jovens de classe média optarem por candidatos que apresentam um discurso promissor, bombástico, antiesquerda, politicamente incorreto e que prometem realizar mudanças radicais. O discurso vem sempre marcado pelo tom moralizador, de salvador da pátria. Isso pega de cheio os eleitores decepcionados com os políticos tradicionais e de discurso politicamente correto.
Do ponto de vista econômico, classes sociais apostam nessas figuras procurando uma política de recuperação de prestígios. Além disso, as transformações dos valores sociais ocorridas nos anos 80 e 90 trouxeram para a política obrigações de atender minorias, ampliar serviços para a classe pobre, tolerar migração. Mas esse discurso é tolerado enquanto a elite não tiver seu espaço dividido. Com a crise, o desemprego e milhares de imigrantes disputando postos de trabalhos com os nativos, tudo isso gera uma insatisfação contra o politicamente correto, tolerante. Essa insatisfação ocorre no Brasil. Os cidadãos sentem os efeitos da crise e se revoltam contra a política dominante.  Isso fez com que a esquerda no Brasil enfraquecesse muito recentemente.

As chances de ocorrer um fenômeno Trump no Brasil aumentam. Existe uma classe de brasileiros que tem as características para votar em candidato com perfil semelhante. Esses cidadãos são aqueles que são contra programas sociais, cotas étnicas, imigração dos haitianos, e acreditam que “bandido bom é bandido morto”, que a causa do estupro é o tamanho da roupa que a mulher usa. Ou seja, assumem um discurso político-moral reacionário, politicamente incorreto e dizem que esses outros valores são coisas de “comunistas”. Enfim, se deu Trump lá, pode dar Bolsonaro aqui!