domingo, 18 de março de 2012

Utopias:


 
A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR: QUESTÃO QUE EXIGE UMA CONSTANTE REFORMULAÇÃO

José Aristides da Silva Gamito*

            Muitos movimentos, associações, religiões e partidos já surgiram na intenção de concretizar a construção de um mundo melhor. Já temos milhares de representações dessas utopias. São válidas! Mas precisamos nos convencer que não é a criação de mais um movimento desses que vai mudar o mundo. Precisamos desenvolver nas pessoas as habilidades necessárias para sobreviverem aos problemas da época. A revolução tem de acontecer simultaneamente na pessoa e na sociedade. Sem convicção interna e pessoal nenhuma revolução gerará verdadeiros resultados coletivos.
            Para o século XXI, existem algumas habilidades fundamentais para a educação desenvolver: 1º - A consciência de unidade: Todos somos um, incluindo os seres mais diversos. 2º - A compaixão solidifica a convivência entre a diversidade, levando-nos a respeitar até mesmo aqueles seres da espécie humana que achamos que não deveriam ser do jeito que são. 3º - Nenhum conhecimento é absoluto: A inteligência é limitada e estamos em fase de descoberta constante. 4º - Todo conhecimento deve ser aplicado para o bem de todos e apesar dos interesses capitalistas. 5º - Reorganizar a educação dos nossos filhos, incluindo nela a possibilidade de ouvir o “não” e de admitir o sofrimento. 6º - Ensinar que o privilégio e a superioridade do homem diante das outras espécies na natureza é um equívoco histórico. 7º - Aprender a ouvir as diferentes tradições para não cometer os mesmos erros do passado. 8º - Ensinar a medir a distância entre prazer e dor na busca pela felicidade. 9º - Instruir a juventude de que o alvo de todo mal praticado é o seu próprio praticante. 10º - Procurar respostas certas para os reais problemas do tempo certo.
            Essas são habilidades que todo sistema de educação deve almejar. Há problemas do século XXI que precisam de uma reformulação da mentalidade capitalista do ocidente, sem operar essa revolução, retornaremos ao estado primitivo da natureza de uma guerra de todos contra todos e de um ambiente todo depredado.


*Bacharel e licenciado em Filosofia e especialista em Docência do Ensino Básico e do Superior.

0 comentários: