quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Onomástica

REGASTE DOS SOBRENOMES ORIGINAIS: UM DESAFIO DAS FAMÍLAS DE IMIGRANTES

Introdução
Desde que cheguei a Conceição de Ipanema (MG) o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de descendentes de alemães, espanhóis e italianos que existem no município. Como sempre gostei de aprender línguas e ler sobre onomástica, decidi a enumerar os sobrenomes, seus significados e suas histórias. Já escrevi neste blog sobre muitos deles.
Hoje em conversa com um membro da família Louback no facebook, resolvi pesquisar sobre esse sobrenome, o que constatei é que muitas famílias perderam a grafia e a pronúncia original de seus sobrenomes. Louback não é Louback!

A grafia original de Louback
Louback é uma grafia estranha ao alemão porque apresentam combinações vocálicas e consonantais inexistentes ou raras na língua. Segundo o blog “História de Friburgo”[1] a outra grafia deste nome é Laubach. Este, sim, tem características da língua alemã! Portanto, insisto na tese de que a grafia original de Loback é algo como Laubach.
Armindo L. Muller corrobora essa tese ao afirmar: “Só para citar alguns exemplos: Gradwohl virou Gratival; Bröder virou Breder, Gundacker se transformou em Condack; Schwab foi alterado para Schuabb; Laubach é hoje Louback e assim por diante.”[2] O site Hermsdorff concorda.[3]
Se pesquisarmos sobre Laubach, o site House of Names[4] diz que Lauch significa “padeiro”, uma forma medieval. A família surgiu na região da Baixa Saxônia.
Segundo os autores do site, o sobrenome tem muitas variações como Leiber e Leibnitz. Os primeiros registros se encontram nos nomes de Hans Laybel (Nickolsberg, 1414) e de Peter Loeubling (Reutlingen, 1390).
No Brasil, há informações de que a família Laubach, hoje Louback, entrou no país através de Nova Friburgo através de Johannes Werner Laubach por volta de 1779.[5]
____
Pronúncia: Laubach soa ˈlaʊbax.




[1] http://historiadefriburgo.blogspot.com.br/2011/04/chegada-dos-colonos-vila-de-nova.html
[2] http://www.djoaovi.com.br/index.php?cmd=section:imigrantes_alemaes
[3] http://www.hermsdorff.net/site/index.php/artigos/historias-e-antepassados/18-hermsdorff-grafia-e-significado-do-nome
[4] https://www.houseofnames.com/laubach-family-crest
[5] http://emmerich-afe.org/wp-content/uploads/2012/07/Os_alemaes_pioneiros_Nova_Friburgo.pdf

0 comentários: