quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Reflexões morais:

 

É IMPORTANTE SABER CONVIVER COM O IMPOSSÍVEL

José Aristides da Silva Gamito



Constantemente nós ouvimos dos discursos religiosos e de auto-ajuda que “tudo é possível”. Tais discursos se configuram como “auto-enganos”, pois a vida é constituída de possibilidades e de impossibilidades. Nem sempre é fácil discernir os limites da possibilidade. Existe o impossível! O homem é limitado diante das forças incomensuráveis da natureza. Mas como então conviver com situações impossíveis?
Na vida é necessário ter em mente que devemos mudar o que pode ser mudado e nos adaptar ao que não pode ser mudado. Pois muita gente sofre pressionada pelos discursos de auto-ajuda. Elas experimentam mudar certas situações e se frustram. Elas se perdem no idealismo e não enxergam a complexidade da vida. A minha ação não é isolada, eu dependo de fatores externos. A interioridade precisa ser suficiente forte para provocar mudanças na exterioridade. Nem tudo que quero, logo consigo.
Presenciamos uma geração muito melindrosa. Principalmente, os mais jovens. Eles têm sido educados sem noção de limites, de impossibilidades. A educação precisa considerar que há impossibilidades na vida sejam morais ou físicas, relativas ou absolutas. Com impossibilidades relativas designo aquelas ações que posso realizar mas não me convêm moralmente. Já impossibilidades absolutas são aquelas limitações impostas pela natureza e que preciso aprender a conviver com elas. Sem essa consciência, abrimos caminho para a frustração, para a depressão.
É preciso até mesmo dizer às pessoas de fé que há impossibilidades. A fé promete o impossível! Então, é preciso saber identificar essas situações. Porque muita gente espera que a natureza dê saltos, que ela se curve à vontade humana. Não podemos arremessar o potencial humano de transformação, de superação num emaranhado de ilusões.
Por outro lado, a gente deve alertar que tomar a consciência da impossibilidade não significa gerar um discurso comodista. Há pessoas pessimistas e acomodadas que dizem: “Isso é assim mesmo! Não tem jeito.” Esse seria o extremo negativo do que estamos comentando aqui. Portanto, é ilusório embarcar num discurso de que tudo é possível ilimitadamente assim como o é achar que a vida é assim e tem de aceitar tudo que nos é imposto. A busca do equilíbrio sempre faz bem nessas situações. Por fim, consideremos que a vida tem sempre dois lados ou mais. Discursos monotéticos conduzem a erros absurdos que levam pessoas à infelicidade.

0 comentários: