segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cultura:


 
A EXCELÊNCIA DA CULTURA JUDAICA E A INVEJA HISTÓRICA MANIFESTADA POR OUTROS POVOS

Sem dúvida, a cultura judaica é uma das mais excelentes das culturas milenares. Os grandes cientistas e intelectuais da história eram judeus. Os três homens mais influentes da história eram judeus: Jesus, Marx e Freud. Jesus influenciou o comportamento de milhares de pessoas com sua moral, Marx pôs em movimento uma revolução política, Freud descobriu a dimensão inconsciente da mente humana. Assim, centenas de outras personalidades de influência são judias.
O que é mais irônico é que os cristãos antissemitas eram seguidores de um judeu, Jesus. Durante a Inquisição, os judeus eram acusados de deicidas, mas no fundo a causa do antissemitismo parece ser uma inveja que os outros povos sempre tiveram dos judeus. A educação judaica prima pela tradição, pelo método e pela erudição. Como resultado dessa educação, temos homens e mulheres empreendedores, determinados e cultos. Essa excelência da cultura judaica parece causar inveja na sociedade.
Desde a Inquisição até o Holocausto milhões de judeus foram mortos. Simplesmente vítimas de uma intolerância político-religiosa. Nenhum outro povoado foi perseguido assim na história. O cristianismo, em grande parte, foi o responsável por gerar a ideologia do antissemitismo. O que é revoltante é ver que depois do inferno do nazismo ainda existem jovens de mentes doentias que se afirmam “neo-nazistas”.
Para finalizar segue uma listas pessoas que revolucionaram que eram judeus fato que prova a excelência da educação e da cultura judaica: Jesus de Nazaré, Karl Marx, Sigmund Freud, Albert Einstein, Josef Breuer, Ludwig Wittgenstein, Karl Popper, Hannah Arendt, Theodor Adorno, Walter Benjamin, Hans Jonas, Franz Kafka, Viktor Frankl, Noam Chomsky, Hans Krebs, Jacques Derrida,  Claude Lévi-Strauss, Edgar Morin e outros.

0 comentários: