quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Poder e Misericórdia

AS MANOBRAS DOS CLÉRIGOS CONSERVADORES: O ESCÂNDALO CONTRA A MISERICÓRDIA EVANGÉLICA

Crédito: Corriere della Sera.
Os esforços do papa Francisco e a tarefa do Sínodo dos Bispos de outubro de 2015 que deveriam trazer mudanças significativas para a atuação pastoral da Igreja parecem se perder. Segundo o jornal italiano Corriere della Sera um novo Vatileaks tenta desestabilizar o pontificado de Francisco.
Uma carta reservada ao papa foi publicada nessa segunda-feira, 12 de outubro, pelo vaticanista Sandro Magister. Esse é o ponto de partida que nos faz acreditar que as velhas teorias conspiratórias no Vaticano existem. Na carta, 13 cardeais conservadores questionam as intenções do Sínodo e afirmam que a comunhão dos recasados é inegociável.
Porém, para piorar a carta parece ter sido alterada e a intenção de divulgá-la é passar a imagem de que o Sínodo é guerra de ideologias. Os autores dessas jogadas empobrecem a imagem da Igreja. Ultimamente, o papa tem insistido tanto na misericórdia, mas em torno da cúpula da Igreja se vê são disputas de poder, manobras politiqueiras. Os próprios bispos conservadores se fecham à misericórdia evangélica na tentativa preservar doutrinas equivocadas historicamente.
Toda doutrina por mais que tenha sido difundida há séculos, mas se contraria o espírito do Evangelho precisa ser superada. Mas parece que para muitos clérigos é mais importante preservar a estrutura a todo custo do que se abrir à acolhida do ser humano.

0 comentários: