domingo, 8 de janeiro de 2012

Fé crítica e lúcida:


SINAIS DE QUE VOCÊ É UM CRISTÃO INTOLERANTE*


A intolerância é fruto da ignorância.
01. Você nega vigorosamente a existência dos deuses de outras religiões mas fica extremamente ultrajado quando alguém nega a existência do Deus que você acredita.

A tentação de se ter uma única e absoluta verdade está muito presente no ser humano, mas por que somente a nossa verdade é certa? Não poderiam haver outras verdades?

02. Você se sente insultado e rebaixado como ser humano, quando vê cientistas dizerem que nós evoluímos a partir de outras formas de vida, mas não vê nenhum problema em acreditar na bíblia que diz que fomos criados de um punhado de terra.

Todos têm direito de acreditar numa determinada doutrina, mas temos de ser racionais e admitirmos a possibilidade de que a crença do outro também tem sentido, porque no fundo as duas têm as mesmas possibilidades de serem negadas ou aceitas.

03. Você ri dos politeístas, mas acha normal em acreditar na Trindade.

O mesmo esforço mental que um realiza para crer numa verdade ou outro também o faz. Você já percebeu a analogia entre politeísmo e Trindade? O esforço humano para crer é o mesmo. Por que um tem de ser mais lógico do que o outro?

04. Você fica ruborizado e nervoso quando ouve falar das atrocidades praticadas em nome de Alá, mas não está nem ai quando houve falar dos genocídios e infanticídios cometidos pelo Deus cristão/Jeová, como os feitos aos bebês do Egito, e a eliminação grupos étnicos incluindo mulheres crianças e animais. Sem contar as atrocidades cometidas contra mulheres, negros e quem não professasse a fé cristã na idade média.

Qualquer religião mal conduzida pode incitar ao ódio, mas por que justificamos sempre os erros de nossa religião? Será que temos direitos de cometê-los porque temos a verdade?Eles não são  menos graves do que os das outras religiões.

05. Você desdenha das crenças hindus e suas deidades humanas, dos gregos com sua crença no relacionamento entre deuses e humanos, mas não vê problemas em acreditar que Maria foi concebida do Espírito Santo, e que esta deu à luz a um homem-deus que foi morto, ressuscitou e ascendeu ao céu.

Praticamente todas as religiões se sustentam desde tempos imemoriais sobre milagres e feitos sobrenaturais, a diferença é que chamamos de mitos as crenças alheias e as nossas de doutrinas reveladas. É o etnocentrismo é que nos faz enxergar de forma unilateral.

06. Você está disposto a gastar seu tempo procurando incongruências nas teorias científicas, fruto de muito trabalho, pesquisa, tecnologia e discussão que estabeleceram a idade da terra (4,55 bilhões de anos). Mas não vê problema algum em acreditar em algo estabelecido por homens pré-históricos sentados em suas tendas que supunham que a terra tinha apenas algumas gerações e que ela era quadrada.

Muitos ignoram todo o patrimônio adquirido pelas ciências em muitos séculos de pesquisas e jogam tudo por terra simplesmente para defender antigos conhecimentos que não tinham a menor pretensão de serem científicos. Não podemos ser anacrônicos nas respostas aos velhos problemas da humanidade!

07. Você acredita que a população inteira do planeta, com a exceção dos que acreditam na mesma crença que você, passará a eternidade em um inferno infinito de sofrimento e humilhação, mas também acredita que sua religião é a mais tolerante e amável que existe.

O egoísmo humano e sua pretensão de vingança a quem discorda dele fazem com que as pessoas preguem ao extremo a condenação a quem não sustenta a mesma crença. Será que você tem o direito de decidir quem será salvo?

08. Enquanto toda a ciência moderna, física, química, historia, geografia, geologia e biologia falharam em convencer você, por alguma razão você ainda continua achando que um idiota que grita, pula, rola no chão, “fala em línguas” e pede seu dinheiro tem todas evidências para você.

É muita contradição! Vivemos numa época repleta de avanços e de esclarecimentos e as pessoas ainda continuam tendo uma fé ilusória, baseada em comportamentos tão animistas e primitivos. Mas acham que eles superam qualquer explicação moderna conquistada pela ciência!

09. Você atualmente sabe menos (decorar não vale) do que muitos ateus e agnósticos sabem sobre a bíblia, cristianismo e história da igreja, mas continua se chamando de cristão.

Muitos fiéis seguidores de igrejas cristãos fazem tanto alvoroço, mas sabem tão pouco de sua religião, fazem uma leitura mágica da Bíblia. Muitos ateus e agnósticos chegaram às suas conclusões não por ignorância, mas pelo conhecimento. Você quer continuar defendo a fé pela ignorância? A fé exige a compreensão: “Credo ut intelligam, intelligo ut credam”.


*Texto compartilhado do blog do Cláudio Mendes, mas com comentários meus, de José Aristides.

0 comentários: