QUE LÍNGUAS SÃO FALADAS NO BRASIL?
Fonte da Gravura: http://vida-de-indio.blogspot.com |
De modo geral, nós dizemos que no Brasil se fala português. Porém, quando fazemos tal afirmação estamos ignorando as minorias. A língua portuguesa é o idioma nacional. Mas dentro do país se falam muitas línguas. Primeiramente, temos as línguas nativas. São faladas atualmente 180 línguas indígenas no Brasil. Somente 11 línguas possuem mais de 5.000 falantes que o baniwa, guajajara, kaingang, makuxi, kayapó, sateré mawé, terena, ticuna, xavante, yanomami e guarani. As demais línguas correm risco de extinção. Cerca de 110 delas têm menos de 400 falantes.
Há ainda as línguas estrangeiras faladas por comunidades de imigrantes. São famílias bilíngues. Há as línguas de imigrantes que se desenvolveram e se tornaram dialetos brasileiros como o talian, o riograndenser hunsrückisch e o pomerano. Um fenômeno interessante! Segundo a Wikipédia:
“O talian (ou dialeto vêneto) é uma variante da língua vêneta (língua do norte da Itália) falada na região da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, no Vale do Itajaí e no oeste e sul de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil.” Falantes: 500.000.
“O Hunsrückisch ou Riograndenser Hunsrückisch ("hunsriqueano riograndense") é um dialeto alemão falado na região do Hunsrück no sudoeste da Alemanha e nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, no Brasil. Vale notar que existem vários dialetos similares em regiões vizinhas na Alemanha, do Mosel ao Franco-renano.” Falantes: 200.000.
“O pomerano (Pommersch, Pommerschplatt ou Pommeranisch) é uma variedade do baixo-alemão falada em várias regiões do Brasil, especialmente nos estados meridionais e no estado do Espírito Santo”. Falantes: 150.000.
Existem ainda as línguas de quilombolas com a gira de tabatinga, cupópia e calunga. São falas de origem africana, de proveniência banto.
Por fim, o Brasil é multicultural e o português não é único. Existem muitas variedades, sotaques e dialetos. O nosso país é muito diversificado, enxergá-lo de um único modo é muito empobrecedor!
0 comentários:
Postar um comentário