sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fanatismo:

O CARÁTER SAGRADO DA VIDA HUMANA

José Aristides da Silva Gamito

            Na manhã desta quinta-feira, dia 7 de abril, o país inteiro se comoveu com o massacre na Escola Municipal Tasso de Oliveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Este crime bárbaro e intolerável foi executado por Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, ex-aluno da escola. Cada vez mais, as escolas se tornam espaços de insegurança e de deseducação. Os sobreviventes de uma tragédia como essa não têm como ter uma visão positiva do ambiente escolar. As ameaças à educação vêm tanto do meio interno quanto externo.
            Desde muito tempo, os educadores vêm debatendo sobre a violência no ambiente escolar. Em muitas unidades, há agressões contra professores, agressões de alunos contra alunos. Assim como há as agressões advindas de indivíduos externos à escola. Todos já perceberam que os bancos possuem seguranças para impedir assaltos e prejuízos, mas até hoje o Estado ainda não acordou para a obrigatoriedade da segurança nas escolas. Será que os bens econômicos são mais valiosos do que nossas crianças? Os tempos mudaram. Não podemos mais esperar que qualquer funcionário da escola resolva conflitos dentro do educandário.
É urgente! E esperamos que o massacre desta semana possa sensibilizar as autoridades para criarem de forma obrigatória em todo o território nacional o cargo de Segurança Escolar. Os pais e toda a sociedade civil precisam começar cobrar esta mudança. Os alunos não podem mais frequentar um espaço tão vulnerável à violência e à criminalidade. A escola parece ainda ser encarada como um ambiente inocente! Isento de qualquer mal. Isso não é verdade! O ser humano perdeu tanto a noção do caráter sagrado da vida que não há mais classe ou faixa etária que esteja isenta da crueldade de sua insanidade. Precisamos de uma mobilização nacional já pela criação da função de Segurança Escolar! Que situação semelhante à do Rio jamais se repita!

*Bacharel em Filosofia e especialista em Docência do Ensino Básico e Superior.

0 comentários: