terça-feira, 19 de abril de 2011

Páscoa:

PÁSCOA: UM SALTO DE QUALIDADE


José Aristides da Silva Gamito*

Com o advento do capitalismo todas as festas cristãs se tornaram ocasiões propícias para boas vendas. Os comerciais de TV se aproveitam da poesia religiosa para sensibilizar clientes e estimulá-los ao consumismo. O Natal e a Páscoa, as duas maiores festividades cristãs, hoje são meramente feriados e épocas campeãs de vendas.
Se formos pesquisar sobre a história que está por trás da Páscoa, iremos descobrir uma enorme riqueza de simbolismos e de experiências. Esta festa teve origem camponesa no Antigo Oriente, ampliou o seu significado por ocasião da libertação do povo israelita da escravidão no Egito e ocorreu há 3.500 anos. A partir de então, todos os anos os hebreus passaram a celebrá-la para agradecer a Yahweh por essa realização. A partir do século I d. C., os cristãos acrescentaram o motivo da ressurreição de Cristo.
Os judeus continuam no mundo inteiro celebrando a Páscoa todos os anos e muitos acrescentam hoje aos motivos da celebração o sofrimento do Holocausto. A festa judaica é chamada de Sêder de Pêssach, ou seja, “Ordem da Páscoa”. O sentido fundamental da Páscoa é o de uma ocasião de superação de obstáculos, de modo coletivo e individual. A palavra hebraica Pêssach significa “saltar, passar por cima”. Este sentido engloba tanto o renascimento das pastagens para os antigos pastores quanto a libertação dos israelitas. E também a ressurreição de Cristo para os cristãos! Já o termo inglês para Páscoa, “Easter”, tem sua origem na festividade da deusa da primavera Eostre. É uma das tantas inculturações cristãs!
Portanto, celebrar a Páscoa, seja para cristãos, seja para judeus, significa rememorar, celebrar os obstáculos vencidos. É importante que cada um que conserva a tradição relembre que nem todos têm motivos alegres para comemorar, a gente também celebra em cima dos sofrimentos e das tragédias para que possamos superá-las, tirar lições para que elas não se repitam. Desejamos que nesta Páscoa de 2011 cristãos, judeus e a ateus, todos indistintamente possam superar seus obstáculos, e realizarem de verdade sua Páscoa como um salto de qualidade para uma vida melhor! Boa Páscoa a todos!

*Bacharel em Filosofia e pós-graduado em Docência do Ensino Básico e Superior.

0 comentários: