terça-feira, 17 de maio de 2011

Filosofar:



QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE A FILOSOFIA E O SEU CELULAR?

José Aristides da Silva Gamito*


O sistema educacional brasileiro adotou a disciplina filosofia em sua grade curricular. Durante muitas décadas a filosofia ficou escondida do grande público. Os filósofos e professores de filosofia se encarceravam dentro das universidades. Além desse distanciamento físico, se gabavam do linguajar técnico e inacessível do filósofo.  Atualmente, esta realidade vem se transformando. Apareceram muitas publicações avulsas e periódicas sobre o tema. As bancas de revistas se tornaram pontos importantes de popularização deste saber bimilenar.
Diante de tantos avanços, percebemos desafios desanimadores quanto à aplicação da filosofia no Ensino Médio. Existem muitos professores lecionando a disciplina sem conhecê-la. A filosofia está perdendo uma oportunidade rara de mostrar a sua verdadeira face. Muitos professores subestimam o valor da filosofia e a rotulam de formadora do “pensamento crítico”. Ora, a mostram como conhecimento abstrato e inacessível; ora, a mostram como algo banal, meia dúzia de pensamentos de autoajuda. Mas afinal, o que é a filosofia?
A filosofia é um saber que possui vinte séculos de experiência acumulada. Não há uma única definição para filosofia. Etimologicamente, a palavra filosofia quer dizer “amizade ao saber”. Mas é melhor nos concentrarmos na tarefa que ela desempenha. A atitude filosófica surge da indagação diante do banal e do corriqueiro. O filósofo não se contenta com o óbvio, com o imediatamente dado e parte para uma investigação sobre o sentido da realidade nas suas raízes.
É assim que surgiu a filosofia com Tales de Mileto e seus discípulos no século VII, na Grécia. Eles queriam saber qual era o princípio originador de tudo que existe na natureza. Eles não se contentavam mais com as explicações míticas. Quem não é capaz de se espantar diante da rotina, de se admirar frente à realidade, não está preparado para filosofar.
O conhecimento organizado surgiu na Grécia Antiga com a descoberta da razão, da lógica. A filosofia está na origem de muitas ciências modernas como a psicologia, a antropologia, a física, a biologia e outras. E se alguém pensa que a filosofia é inútil é porque ignora a história. A filosofia cristã de base platônica influenciou a mentalidade religiosa de todo o ocidente. O marxismo impulsionou os movimentos sociais e as grandes revoluções do proletariado. O iluminismo forjou nossa visão do homem como sujeito e detentor de direitos naturais.
Que relação há entre seu celular e a filosofia? Primeiramente, se não houvesse a revolução antropocêntrica e científica dos séculos XVI e XVII não haveria possibilidade para tal tecnologia. Segundo, o que você decide comunicar ou não pode mudar sua história ou a de outros à sua volta. Sem pensamento organizado e dirigido para a descoberta e a transformação do mundo não há tecnologia, não há conforto moderno. Esse e outros fenômenos tecnológicos atuais tão encantadores têm sua base na revolução operada pela filosofia ao longo dos séculos.

*Bacharel em Filosofia e especialista em Docência do Ensino Básico e Superior.

0 comentários: