segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pensamento Urgente

A TEORIA DA EVOLUÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A VIDA

DO HOMEM

Introdução

Em 2009, comemoram-se os duzentos anos do nascimento do cientista inglês Charles Robert Darwin (1809-1882). A sua descoberta revolucionou o pensamento da humanidade. Até o século XIX, a visão da natureza se devia ao conceito de criação descrito pelo Gênesis no século V antes de Cristo. Portanto, as espécies eram fixas e não se transformavam. A explicação passou insuficiente para entender a diversidade demonstrada pelos fósseis e pelos diferentes continentes. As explicações para o surgimento e desenvolvimento das espécies passam a ter várias teorias: Lamarckismo e Darwinismo.

Teoria da Evolução

A primeira explicação para a variação das espécies se deve a Jean-Baptiste Lamarck. Essas variações ocorriam de acordo com o uso ou desuso de certas características. Darwin apostou na seleção natural que ocorreria com as espécies na tentativa de se adaptarem ao meio.

Depois de reuniu muitas provas, Darwin escreveu duas obras notáveis. Em 1859, escreveu A Origem das Espécies que defende que as espécies atuais descenderam de um ancestral comum por meio de seleção natural. Em 1871, foi a vez de A Descendência do Homem, obra que inclui o homem na mesma perspectiva da seleção natural e sexual.

A Teoria da Evolução foi sendo confirmada ao longo de vários anos. As pesquisas de Gregor Johann Mendel (1822-1884) deram um suporte para se entender as transformações genéticas ocorridas nas espécies. Em 1953, James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins formularam a hipótese para explicar a estrutura do DNA. Em 2003, foi concluído o sequenciamento do Genoma humano sob a direção de Francis Collins[1].

Evidências da Evolução

A primeira fonte a atestar a evolução é descoberta de fósseis com características diferentes das espécies atuais. Segundo, observa-se na natureza formas de adaptações dos seres vivos por meio de camuflagem e mimetismo. Através da observação genética percebe-se o processo de mutação e de recombinação que leva ao surgimento de nova espécie. Os ambientes provocam tais modificações.

A evolução humana

A descoberta de Darwin causou maior impacto na sociedade pelo fato de colocar a espécie humana dentro do mesmo processo evolutivo. Antes da teoria, o homem ocupava um lugar privilegiado porque fora criado diretamente por Deus. Hoje, sabe-se que as principais mudanças para o surgimento do homem são: a) Postura bípede; b) Habilidade manual; c) Capacidade craniana; d) Mandíbula de dentes/fala; e) Comportamento grupal.

Há 70 milhões de anos surgiram os primatas. Esses se desenvolveram para os prossímios. Há 24 milhões surgiram os hominídeos Há 8 milhões, ocorreu uma separação entre macacos e hominídeos na África. Várias espécies de hominídeos vão surgindo: 5 milhões: Gênero Australopithecus; 2 milhões: Gênero Homo. Surgimento do Homo habilis. Esse começa a produzir ferramentas e a deixar a vida nas árvores. 1,5 milhão: Espécie Homo erectus.800 mil: H. heidelbergensis. 200 mil: H. sapiens. 200 a 12 mil: H. sapiensis idaltu; H. floresiensis; H. neanderthalensis. Finalmente, há 150 mil, as espécies já dominam a ferramenta, o fogo, a linguagem, a sociedade.

Por que o homem se tornou homem

O antropólogo Richard Wrangham defende que além dessas habilidades citadas acima o ato de comer alimentos cozidos foi decisivo. Portanto, há um conjunto de procedimento que distanciou o homem dos outros hominídeos. Anteriormente, se admitiam o uso de ferramentas e o consumo de carne como decisivos para a transição do homem porque os vegetarianos foram extintos. Mas, os chimpanzés usam ferramentas e comem carne e não se tornaram homens.

Wrangham propõe a conquista do fogo e a cozinha. Com a ingestão de alimentos cozidos aumentou a absorção de nutrientes. Então, a energia gasta no processo de digestão foi transferida para o cérebro. Além disso, diminuiu o esforço da mastigação. Aumentaram os índices de sobrevivência e as mulheres se tornaram mais férteis. A quebra de moléculas de amido e de proteínas reduziu o sistema digestório.

As refeições ao redor do fogo estimularam a socialização, o homem passou a viver em campo aberto e uniu os casais, aumentando a cooperação entre os membros da espécie[2].

ATIVIDADES PROPOSTAS

1. Sintetize lamarckismo e darwninismo.

2. O que significou para a humanidade a revolução operada por Darwin?

3. Uma teoria não se faz com um homem só. Explique a importância das pesquisas de Mendel, Watson e Collins para o fortalecimento da teoria da evolução.

4. Comente as idéias de Richard Wrangham.

5. Pesquise sobre a vida e pesquisas de Mendel, Watson e companheiros e Collins.

6. Compare a visão de um mundo fixista e de mundo evolutivo, apresente vantagens e desvantagens.



[1] http://pt.wikipedia.org.

[2] Veja, 2132, nº 39, 30 set. 2009, p. 84-88.

0 comentários: